sábado, 26 de abril de 2014

Problemas com a TDT persistem dois anos depois

No dia 26 de Abril de 2012, há precisamente dois anos, foram desligados os emissores analógicos de televisão.  
O antigo sistema de transmissão, por imposição da União Europeia, deu lugar à TDT, a Televisão Digital Terrestre.
Melhor imagem, mais qualidade de som e mais serviços disponíveis na televisão foram grandes bandeiras do novo sistema.
Desde a entrada em vigor da TDT que as queixas em torno da recepção se multiplicam um pouco por todo o país. Falta de sinal, ou sinal fraco não permitem que os cidadãos vejam televisão em condições.
Muitos foram obrigados a recorrer a sistemas via satélite e até mesmo a instalar televisão por cabo. No distrito de Beja são vários os exemplos. Em Beringel, vila a 12 quilómetros de Beja, onde está instalado um emissor da TDT, praticamente não é possível receber o sinal televisivo. O problema arrasta-se sem resolução à vista, quem o diz é Arlindo Morais, presidente da Junta de Freguesia de Beringel.
Também Ourique continua com problemas na recepção do sinal. Pedro do Carmo, presidente da Câmara de Ourique classifica este sistema como um “retrocesso no acesso à informação”.
Passados dois anos da sua implementação, a TDT nacional continua a emitir apenas os quatro canais generalistas e o canal Parlamento, e não oferece qualquer canal de rádio nem serviços interactivos, tornando a oferta portuguesa, a par da irlandesa, numa das mais pobres da Europa, segundo um estudo do Observatório Europeu do Audiovisual.
A Itália e a Grã-Bretanha são os países que maior oferta têm, com 90 e 72 canais em sinal aberto, respectivamente.

IN: Rádio Pax - Beja