quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Há um suicídio a cada 4 horas



A cada quatro horas suicida-se uma pessoa em Portugal. Dados da Sociedade Portuguesa de Suicidologia indicam que nos últimos 29 anos (entre 1980 e 2009) puseram termo à vida 62 640 pessoas, verificando-se um aumento deste tipo de morte na última década. Porém, estes números podem ficar aquém da realidade, com os especialistas a admitirem que o problema é mais grave porque muitos suicídios não entram nas estatísticas. E actualmente há milhares de pessoas em situação risco.
O alerta foi feito por especialistas no encontro que decorreu segunda-feira, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, em Santiago do Cacém, uma das regiões onde a taxa de suicídio é maior.
No encontro participaram médicos, enfermeiros, técnicos de acção social, psicólogos e as equipas das Unidades Móveis de Saúde de Santiago do Cacém e de Odemira, que percorrem as freguesias dos dois concelhos junto das populações mais isoladas e sem acesso aos cuidados de saúde.
O médico de saúde pública Mário Jorge Santos, um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, que participou no evento, afirmou ao CM que actualmente há "milhares de idosos" que vivem isolados no Alentejo que estão em risco de suicídio.
"Estes idosos já viviam isolados, mas ficaram ainda mais sós quando perderam a televisão, única companhia que tinham, quando a televisão passou do sinal analógico para o digital, para o TDT", sublinhou o especialista. Acrescentou que esta grave situação não afecta apenas os idosos alentejanos, mas "muitos milhares de idosos" de norte a sul do País.
As famílias e os indivíduos que enfrentam problemas económicos, o desemprego, as dívidas e a falta de meios de subsistência são os factores que funcionam como "o gatilho" para quem se vê desesperado. O problema social tende a agravar ainda mais.
 
AUMENTAM CASOS DE HOMICÍDIO E DE SUICÍDIO
A grave crise económica que afecta os portugueses pode ser a razão que explica o aumento do número de mortes violentas – homicídios seguidos de suicídios – que se têm vindo a registar nos últimos tempos em Portugal, segundo afirma ao CM o especialista Mário Jorge Santos. A somar a estes casos estão as mortes na estrada. Segundo o médico, não há forma de saber se os despistes, colisões e as quedas nas falésias são suicídios, porque nas estatísticas entram como acidentes.
 

TDT: mantêm-se problemas de recepção

Cinco meses após o “apagão analógico” realizado no nosso país, ainda há zonas com problemas de recepção das emissões de TDT por via terrestre, não permitindo assim a visualização a tempo inteiro dos quatro canais nacionais. É o caso de 6 freguesias de Santiago do Cacém (Alvalade, Cercal do Alentejo, Ermidas-Sado, São Bartolomeu da Serra, São Domingos e Vale de Água – num total de cerca de 3 mil pessoal), onde existe uma recepção deficiente em dias com condições climatéricas adversas. É o caso também de milhares de casas em 4 freguesias nos arredores de Viana do Castelo (Vila Praia de Âncora, Afife, Carreço e Areosa), por se encontrarem em zonas “brancas”, ou seja sem cobertura terrestre.

IN: Tele Satélite

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SIC e TVI propuseram fecho da RTP 2 e ficar com dois novos canais em TDT


Proposta foi entregue ao primeiro-ministro em Junho. Privados querem ainda partilhar meios de produção. E o fim da publicidade na RTP 1.


A SIC e a TVI juntaram-se e fizeram uma proposta ao Governo no âmbito da privatização da RTP. Nessa proposta, que foi apresentada ao primeiro-ministro, os operadores privados propõem o encerramento da RTP 2, o fim da publicidade na RTP 1, a atribuição de duas novas licenças em TDT (uma para a SIC, outra para a TVI) e a partilha de meios de produção entre as três empresas. O Governo não deu ainda resposta aos privados.



In http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=576503&pn=1